segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Faz 4 anos, 3 meses e 12 dias que abrimos esta tasca, estamos todos de parabéns :-)

Hoje deu-me para isto, para comemorar o quarto aniversário e uns trocos do blog "3 nos copos". Para ser correcto devo lembrar que começou com outro nome "ptin vino veritas", uma espécie de trocadilho com a expressão "in vino veritas" devido ao facto de todos os autores do blog trabalharem na PT Inovação em Aveiro (PTIN).

O blog começou com muito humildes intenções, aproveitar o meio para divulgar por todos os resultados das provas que íamos fazendo. Provas estas que começaram com umas trocas de ideias sobre vinhos que eu, o Carlos e o Frederico ia-mos trazendo para a PT Inovação para uns lanches mais "apimentados".

O blog lá começou em 18 de Outubro de 2006 numa "prova magnifica" sobre vinhos do Dão, sendo que 4 dos 5 vinhos em prova eram do Álvaro de Castro.... grandes malucos :-) . E assim continuou de prova em prova, crescendo em sofisticação, diversidade, abrangência geográfica, número de convivas, envolvimento de produtores "muito boa onda" até chegarmos onde estamos... exactamente no sítio de onde partimos. Paradoxo? estagnação? nada disso...

Começamos (falo por mim e acho que o Carlos e o Fred concordarão) com a intenção fundamental de desfrutar na companhia dos amigos do imenso prazer que a degustação de bons vinhos nos dá, de usar os eventos como pretexto para convivermos (beber uns copos), de ganharmos a dimensão em número de convivas que nos permitisse a todos provar vinhos mais caros, que não teríamos a oportunidade/vontade de provar em outras circunstâncias. Em suma, de partilharmos e envolvermos os nossos amigos numa paixão comum, o vinho, o produto do homem que melhor traduz a comunhão em equilíbrio do homem com a terra, com o meio.

Passado este tempo, estamos todos (os 3 nos copos e restante convivas) mais cultos, sabidos, experientes e sensíveis às múltiplas manifestações sensoriais que o vinho exprime. E estamos também todos mais amigos.
Isto é a tradução directa da riqueza que esta actividade tem tido para mim. E estamos exactamente no sítio de onde partimos, pois claro, felizmente não alteramos em nada os nossos princípios e motivações. Graças a Baco :-).

Mário Rui Costa

4 comentários:

Carlos Amaro disse...

É isso mesmo Mário Rui. Grande Post!
Isto já cresceu um bocado desde o início, mas o espírito continua o mesmo.
Abraço.

Frederico Santos disse...

Um brinde a isso!

Maciek disse...

Parabéns !

Mário Silva disse...

Parabéns pela data e espero que a motivação de provar, desgustar e divulgar os vinhos continue em altas!!!

Abraço e boas provas !!!