sábado, 23 de abril de 2011

Quinta dos Frades Grande Reserva Tinto 2008

Ontem tive o prazer de degustar um fantástico vinho do Douro, uma vez mais da autoria de Anselmo Mendes e João Silva e Sousa. Tal como o nome indica, o vinho resulta da vinificação de vinhas velhas da Quinta dos Frades, a mesma quinta que deu origem a outros dois vinhos que conheço bem e que aprecio bastante para a gama a que se destinam, o "Vinha dos Deuses" e o "Lua Nova em Vinhas Velhas", ambos feitos com as vinhas velhas da quinta. Sobre este este ultimo já escrevi neste blog, é um dos meus vinhos de eleição para o dia a dia e a um preço bem cordato.

A prova deste vinho aconteceu em circunstâncias particulares, a acompanhar um prato de bacalhau de um menu de degustação do restaurante Pedro Lemos (uma experiência gastronómica de elevadíssimo nível, já agora...), onde este vinho acompanhou em perfeição o prato, sendo um complemento perfeito para a harmonia de aromas e sabores do mesmo. Competentíssimo trabalho de escanção, não só por esta combinação...

Focando no vinho, garanto-vos sem qualquer presunção que se não o soubesse com antecipação seria capaz de se o identificar como sendo da dupla Anselmo Mendes e João Silva e Sousa. Exibe uma matriz, um perfil aromático e uma estrutura que começam a ser uma marca de identidade.

Grande volume e estrutura, taninos bem presentes mas redondos quanto baste, enorme intensidade mas elegante e com uma frescura fantástica, o que para um vinho com os atributos descritos não é fácil de conseguir.Final longo e persistente.

No nariz exibe notas de fruta preta bem madura muito bem combinada com notas de terra molhada e algum couro conferindo complexidade.

Um grande vinho, de uma quinta que começa a dar que falar e que aconselho vivamente.
Classificação: 18,5/20.

Boas provas...

Mário Rui Costa

4 comentários:

Carlos Amaro disse...

Foste ao Pedro Lemos? Que tal? Gostaste? Tenho de ir provar este novo menu, ainda não fui lá depois da mudança da lista.

Unknown disse...

Fui na sexta-feira passada, e tal como disseste foi uma experiência magnifica. No post esqueci-me de referir, mas um dos aspectos que apreciei particularmente foi o serviço de elevado gabarito.

Sobre a cozinha, gostei particularmente da atenção dada à harmonia de aromas (sim, aromas...) e de sabores. Cada prato era uma sinfonia afinada :-)

Atenção, o menu ainda não mudou, vai mudar muito em breve e vão passar e ter uma maior diversidade de menus...

Marion disse...

I tasted this wine in Pedro Lemos 15 days ago. Where can we buy this wine ? Is there an internet site or phone number ?

Marion Paraillous

saltinho disse...

Acabei hoje de vender a última de 2008, o cliente ficou triste pois as últimas 4 estavam reservadas para ele, estou em Geneve e este vinho aqui era a 120 francos cerca de 110 euros e poso vos dizer que mais se eu tivesse!!