sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lokal Silex 2008, Bravo!!!

Bravo, torno a dizer, que magnifico prazer foi a degustação deste vinho.
 
Ainda ontem, ao comentar um post referi que foi a zona do Dão a primeira a causar uma forte impressão quando comecei a ter algum interesse no mundo do vinho. Então, deparei-me com alguns vinhos que misturavam frescura, elegância e corpo de uma forma única e que achei muito apelativa. Passaram-se anos de travessia de deserto na região, ninguém percebia a estratégia da região que se descaracterizava dia após dia, ao mesmo tempo que o Douro (nos vinhos de mesa) e o Alentejo ganhavam protagonismo.
Nos últimos tempos sinto (pela desgustação claro está) ventos de mudança, no meu top 2010 essa sensação fica bem expressa, e este Lokal Silex fechou para mim o ciclo, avivando memórias do "tal perfil". E causou-me surpresa porque vem de uma enóloga (Filipa Pato) cheia de talento mas oriunda de uma outra região, a Bairrrada.


Focando no vinho, é feito de Touriga Nacional e Alfrocheiro, transpirando frescura logo no aroma, dominado pelo floral típico da expressão da Touriga no Dão (para mim diferente da expressão no Douro ou outras zonas do país), também com alguma fruta fresca e tosta residual. Na boca permanece fresco, com a fruta viva e com taninos domados, o que confere delicadeza.

Degustado agora está óptimo para consumo, e neste caso em particular tenho dificuldade (por incompetência minha claro está) em vaticinar a sua longevidade (já agora, a maior parte dos entendidos faz pura adivinhação), se calhar é por estar tudo tão bem casado já em novo...

Pontuação: 17,5 / 20
Nota: um amigo meu disse-me que como dou sempre notas altas, sou um gajo que gosto de tudo :-) . Compreendo a crítica, mas isso tem uma justificação: não tenho o hábito de publicar sobre vinhos que me desagradam ou que não me impressionam de todo. Excepção feita a provas de amostras fornecidas por produtores, se não gostar não vou fazer o jeito...

Boas provas,

Mário Rui Costa

2 comentários:

Carlos Amaro disse...

Está na minha lista para provar. E agora depois dos teus comentários ainda mais...

Unknown disse...

Obrigado pelo interesse Sérgio, saudamos a iniciativa e passaremos a consultar o seu Blog.

Abraço,

Mário Rui Costa