sexta-feira, 22 de julho de 2011

Casa Girelli Primitivo Puglia 2001

É bastante raro beber vinhos italianos, sendo dos grandes países produtores, aquele que menor conheço.
Este vinho vem da zona de Puglia, que fica no sudeste de Itália.
A gama Virtuoso deste produtor é a sua gama de topo, de vinhos "raros" como eles lhes chamam, vindo de vinhas velhas, com produções pequenas (50 hl/ha).
A casta Primitivo é melhor conhecida como a casta Zinfandel, muito popular nos estados unidos.

É um vinho muito curioso, diferente de tudo o que já provei, provavelmente pelo comportamento da casta naquela zona de Itália.

Apesar dos seus 10 anos de vida, é um vinho de cor muito carregada, quase opaco.
No nariz é sedutor, impressões fortes de fruta, com notas de cerejas, bagas silvestres e ameixas pretas. De seguida surgem as especiarias, licor de fruta, compotas, algum cacau, numa combinação de aromas interessante que lembra uma loja de produtos finos.
Na boca é a compota e a cereja que surgem em primeiro plano mas com uma frescura que lhe dá um bom equilibrio e que impede que se torne enjoativo.
Em suma, gostei bastante do vinho. Deu-me vontade de conhecer mais sobres os vinhos italianos.
Nota: 16,5
Preço: ~18€

terça-feira, 12 de julho de 2011

Monte das Servas Colheita Seleccionada Branco 2009

Um vinho que eu já tinha tido oportunidade de provar numa visita à Herdade das Servas, e a que volto agora a provar em casa.
Bonita cor cítrica, a cair para o aloirado. Aromas a frutos tropicais bem maduros, com notas curiosas de mel, mas sem perder frescura.
Bela complexidade na boca, boa acidez, encorpado, novamente as notas meladas acompanhadas da fruta. Bom volume num final longo e fresco.
Gostei muito deste vinho, tornou-se presença assídua lá em casa, até pelo seu excelente preço.
Nota: 16,5
Preço: 7,5

Carlos Amaro

Castello D'alba Vinhas Velhas Códega do Larinho

Um vinho do produtor VDS, que a meu ver tem algumas das melhores relações qualidade preço do Douro, principalmente a nível de brancos, com o seu Castello D'Alba Reserva a ser um dos meus vinhos do dia a dia.

Neste caso o vinho é feito com uvas de Códega do Larinho provenientes de vinhas velhas plantadas a 550m de altitude no Douro Superior e fermentado em madeira.
Aroma complexo, com apontamentos de madeira, um belo carácter mineral, bem equilibrados com a fruta dos citrinos e algumas notas de frutos exóticos, e casca de laranja.
Bom equilíbrio na boca, com grande volume, aliado a uma bela frescura e acidez que lhe dá vivacidade.
Belo vinho, a um bastante bom preço.
Nota: 16.5
Preço: 10.50€

Carlos Amaro