terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Delas Frères Châteauneuf-du-Pape Haute Pierre 2006


Região: Rhone - Châteauneuf-du-Pape
Castas: Grenache (70%) e Syrah(30%)
Graduação: 15º

Tenho pouca experiencia com tintos franceses, e da região de Châteauneuf-du-Pape foram muito poucos os vinhos que provei com mais atenção, daí que tenha sido com entusiasmo que avaliei este vinho.

Cor de um profundo vermelho grenat, menos escuro do que eu esperava.
O nariz deixou-me confuso ao inicio, parecia-me um pouco estranho, com aromas picantes e notas de especiarias orientais fora do comum (cravinho, cardamomo), bem como o alcool a sentir-se um pouco a mais. Passados uns minutos evoluiu para muito melhor, o forte picante a manter-se, mas com fruta muito fresca, framboesa, ameixas, especiarias, licor, alcaçuz, baunilha e uma frescura que conseguiu esconder os 15 graus que se notavam inicialmente.
Na boca, muito rico e untuoso, com o alcool a ser bem compensado pela estrutura e corpo do vinho. Framboesas, amoras, especiarias bem definidas (canela, noz-moscada), com alcaçuz a sobressair num final longo e intenso (se bem que um pouco quente dos 15º, fator que melhorou com o tempo de abertura).
O vinho melhorou ao longo da prova, estava no ponto optimo após 2 horas de abertura da garrafa, e não perdeu nada provado de novo no dia seguinte, após uma noite aberto (guardado no frio).

Nota: 17
Preço: 32€

Carlos Amaro

Sem comentários:

Enviar um comentário